Novo ministro da Defesa vai ajudar a fortalecer papel internacional do Brasil, diz Patriota

05/08/2011 - 21h41

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, contribuirá para fortalecer o papel internacional do Brasil, ajudando-o na sua tentativa de conquistar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A avaliação foi feita hoje (5), no Rio, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Amorim, assinalou Patriota, tem grandes experiência em temas como desarmamento e não proliferação de armas nucleares, além de ter comandado o Itamaraty durante o governo Lula.

De acordo com Patriota, Amorim levará para o Ministério da Defesa “uma extraordinária experiência em temas que terão relevância na gestão da pasta, como, por exemplo, a atuação bem-sucedida do Brasil como Força de Paz no Haiti”.

“Ele [Amorim] também é um profissional extremamente comprometido com a integração sul-americana”, destacou Patriota, que presidiu a solenidade em homenagem ao centenário de nascimento do político, jornalista e diplomata San Tiago Dantas, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no centro do Rio.

Patriota ressaltou ainda o papel do Brasil no processo de construção da paz e de cooperação entre as nações. “Estamos no Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente e temos contribuído para estabelecer pontes entre diferentes posições. Tenho certeza que, à frente do Ministério da Defesa, ele [Amorim] ajudará a fortalecer o papel internacional do Brasil.”

Edição: João Carlos Rodrigues