Mantega evitar falar da queda da Bovespa, mas dá a entender que problema não é doméstico e sim global

04/08/2011 - 15h40

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, evitou comentar a queda dos índices na Bolsa de Valores de São Paulo. A Bovespa opera com forte baixa, tendo caído (4) mais de 4% por volta das 14h, acompanhando a tendência dos mercados financeiros de outros países preocupados com a situação da economia dos Estados Unidos.

Ao chegar ao Ministério da Fazenda, no início da tarde, vindo do Palácio do Planalto, os repórteres pediram uma análise do ministro sobre o que, no jargão econômico, é conhecido como o “derretimento do índices”, mas Mantega não se alongou muito e disse apenas que o problema não é apenas doméstico e, sim, proveniente da economia global. “[Estão derretendo] No mundo todo”, comentou sobre os índices das bolsas de valores.

Mantega embarca logo mais, às 15h, para o Peru, onde, em Lima, participa da reunião de ministros de Economia e Finanças da União Sul-Americana (Unasul), formada por 12 países da América do Sul. O Ministério da Fazenda não divulgou a pauta do encontro, mas, entre os assuntos, certamente haverá espaço para discutir a crise econômica mundial que, segundo disse Mantega esta semana, está um pouco maior do que antes.

O ministro também se disse preocupado com a crise e defendeu a criação de um “cordão de isolamento” para que o Brasil não seja prejudicado pela situação.


Edição: Lana Cristina