Tanques militares cercam principais cidades na Síria aumentando clima de pânico

03/08/2011 - 15h49

Da Agência Lusa

Brasília – Exatamente como ocorreu no último fim de semana, na Síria, centenas de tanques do Exército sírio cercaram hoje (3) várias cidades do país, como Hama e Deir Ezzor. Ativistas políticos informaram que as comunicações telefônicas e a internet foram cortadas em várias regiões do país. Também há suspeitas de que civis foram mortos durante a madrugada.

“Há uma centena de tanques e tropas na estrada que conduz ao centro de Hama [região central da Síria] e cerca de duas centenas perto de Deir Ezzor [a Leste do país]”, disse Rami Abdel Rahmane, que integra a organização não governamental Observatório dos Direitos Humanos da Síria.

Desde o fim de semana, centenas de pessoas foram mortas pelas forças de segurança em manifestações e confrontos em Hama - cidade que foi alvo de uma feroz repressão em 1982 da qual resultou em 20 mil mortos.

A agência oficial síria Sana informou que “gangues terroristas armados” semeiam confusão na cidade e aterrorizam os moradores. Mais de 1.600 civis e 370 membros das forças de segurança foram mortos na Síria desde o início das manifestações antirregime na Síria, em meados de março, de acordo com entidades civis.

As organizações não governamentais informaram ainda que cerca de 12 mil pessoas foram presas e 3 mil estão desaparecidas. A onda de manifestações ocorre na Síria em protesto ao governo do presidente Bashar Al Assad, acusado de corrupção e violação de direitos fundamentais, como liberdade de expressão e de imprensa.