Parlamento do Japão aprova plano para indenizar vítimas de acidentes nucleares

03/08/2011 - 15h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Cerca de cinco meses depois dos acidentes radioativos no Japão, o Parlamento do país aprovou hoje (3) um plano para auxiliar a companhia energética Tokyo Eletric Power Company (Tepco) – administradora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi – a pagar indenizações para as vítimas. O objetivo do governo é elaborar um fundo para pagar as compensações aos afetados, entre eles 80 mil pessoas que tiveram de deixar suas residências.

Em 11 de março, um terremoto seguido por tsunami atingiu de forma mais intensa o Centro e o Nordeste do Japão. Os abalos provocaram danos na Usina de Fukushima, no Nordeste do país, gerando vazamentos e explosões. Dias depois, o governo constatou que o ar, a água e a terra nas áreas em volta à usina estavam contaminados.

Para evitar o agravamento da situação, cidades inteiras ao redor da usina foram esvaziadas, assim como foi proibido o consumo de produtos da região. Moradores que trabalhavam no campo estão impedidos de voltar para suas atividades e as crianças e os adolescentes são mantidos em escolas provisórias.

Em abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu que entre as consequências do terremoto e do tsunami no Japão está um “impacto macroeconômico global”. De acordo com um relatório da entidade, "muitos desafios permanecem sem solução".

*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade