Desvalorização do dólar influenciou queda do Índice de Preços ao Produtor, diz técnico do IBGE

03/08/2011 - 15h23

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A queda de 0,66% no Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrada em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi influenciada, em boa parte, pela desvalorização do dólar ante o real, o que contribui para a elevação das importações e aumenta a concorrência de determinados produtos, como os ligados à informática, no mercado nacional. A avaliação é do técnico do instituto Manuel Campos.

Segundo dados divulgados hoje (3), a taxa de junho é a menor de toda a série histórica da pesquisa, que começou em janeiro de 2010.

De acordo com Campos, o grupo formado por produtos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que teve queda de 3,8% no mês, foi um dos responsáveis pelos maiores impactos negativos na formação do IPP em junho. De acordo com o IBGE, telefones celulares, televisores, componentes eletrônicos, e impressoras, incluindo multifuncionais, são os itens do grupo com as maiores influências negativas no índice mensal.

“No caso dos produtos de informática, a questão do dólar influencia muito porque aumentam as importações e a competição fica muito grande, então eles tiveram uma queda bastante considerável, expressiva, inclusive em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando houve alta com a ajuda da Copa do Mundo”, afirmou.

Também pressionaram a taxa para baixo os alimentos (-1,50%), com destaque para os açúcares (cristal, refinado e demerara, um tipo de de açúcar cristal, mas mais escuro porque não passa por processo de branqueamento), em função do período de safra da cana-de-açúcar; e a metalurgia (-1,86%).

O IPP mede a evolução dos preços de produtos na saída das fábricas, sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação.

Edição: Juliana Andrade