Rossi vai à Câmara dar explicações sobre denúncia de irregularidades na Conab

02/08/2011 - 20h25

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmou hoje (2) sua presença na sessão da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados amanhã (3), às 10h. A assessoria do ministro confirmou que Rossi vai à Câmara para prestar esclarecimentos sobre as denúncias feitas contra ele e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo ex-diretor financeiro da estatal, Oscar Jucá Neto.

Em coletiva de imprensa concedida ontem, Rossi disse que havia enviado ofício aos líderes no (PMDB-RR) no Congresso para que pudesse prestar esclarecimentos à Casa. O deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) protocolou, então, um requerimento convidando o ministro. O documento será votado apenas na sessão deliberativa da Comissão de Agricultura de amanhã, mas o ministro, segundo sua assessoria, antecipou-se e confirmou presença.

Oscar Jucá, irmão do líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB), disse em entrevista à revista Veja que “a Conab é pior que o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes]”, e que lhe foram oferecidas vantagens pelo ministro [Rossi] para ficar quieto [sobre irregularidades na Conab]".

O ex-diretor financeiro foi demitido da Conab após transferir irregularmente, com apenas 15 dias no cargo, R$ 8 milhões para a conta de uma empresa de armazéns que está em nome de “laranjas”. Ontem o ministro reconheceu que Oscar Jucá é “despreparado” para o cargo, mas que foi a indicação política levou o irmão do líder do governo a ocupar a função.

 

Edição: Rivadavia Severo