País criou 16,5 mil empregos temporários em julho

02/08/2011 - 19h06

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os setores da indústria, do comércio, turismo, de lazer e entretenimento criaram em julho 16,5 mil vagas temporárias em todo o país, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem).

O número representou aumento de 10% em relação a julho de 2010, segundo a diretora de comunicação da entidade, Jismália de Oliveira Alves. O resultado, acrescentou ela, também ultrapassou a previsão de 16,2 mil contratações temporárias para o mês.

Do total de vagas temporárias criadas em julho, 14% foram transformadas em emprego efetivo ou os contratos foram prorrogadas. “Isso significa que o setor, periodicamente, em especial nas datas pontuais, mostra a sua dinâmica nas efetivações.”

De acordo com a pesquisa, 23% vagas foram ocupadas por jovens em situação de primeiro emprego. Jismália acredita que essa tendência deve se manter. “Em todas as pesquisas pontuais que fazemos, a gente sempre observa que em torno de 23% a 30% de vagas são ocupadas por jovens em situação de primeiro emprego.”

A Região Sudeste gerou o maior número das vagas temporárias em julho: 8.448. São Paulo abriu 5.001 vagas, seguido por Minas Gerais, com 1.856, e Rio de Janeiro, com 1.257. O Sudeste representa 51,26% de todas as vagas geradas em julho.

A segunda região em termos de contratações em julho foi o Nordeste, com 3.226. A Bahia foi o estado que mais gerou vagas no Nordeste: 1.028.

Em termos de gênero, Jismália disse que os setores de lazer e entretenimento contrataram 55% de homens e 45% de mulheres. Já a indústria e o comércio empregaram 45% de homens e 55% de mulheres.

Edição: João Carlos Rodrigues