Organizadores apresentam programação da 15ª Bienal do Livro do Rio

02/08/2011 - 20h47

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A relação da mulher com o livro será um dos destaques da programação da 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que será realizada entre os dias 1º e 11 de setembro, no Riocentro, zona oeste da cidade. De acordo com os organizadores, a mesa de abertura contará com a participação da presidenta Dilma Rousseff. Com a mediação da jornalista Mônica Waldwogel, Dilma falará sobre os livros que marcaram sua vida, o que ela está lendo no momento e a importância do hábito de ler na formação de um cidadão.

A programação cultural da bienal, que, pela primeira vez desde sua criação, terá o Brasil como país homenageado, foi apresentada hoje (2) pelos organizadores do evento. Além da presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sônia Jardim, participaram do encontro com a imprensa curadores dos espaços culturais da bienal. “A homenagem ao Brasil antecipa o que será mostrado em outros eventos internacionais que terão o nosso país como tema principal”, disse Sônia, referindo-se às feiras do Livro de Bogotá, em 2012, de Frankfurt, em 2013, e da Bolonha, em 2014.

Vinte e três autores estrangeiros e 150 brasileiros já têm presença confirmada em palestras, debates e bate-papos literários do evento, que é considerado o maior do gênero no país. Entre as atrações internacionais, estão a americana Anne Rice, autora do best-seller Entrevista com o Vampiro, o também americano Scott Turow, o canadense William P. Young e o português Gonçalo M. Tavares. Todos estão agendados para espaços já tradicionais na bienal, como o Encontro com Autores e o Café Literário.

O destaque ficará por conta da participação de autores brasileiros, debatendo com o público os mais diversos temas. O gaúcho Eduardo Bueno, por exemplo, autor de sucessos editoriais sobre a história do Brasil, vai apresentar sua visão sobre o tema, em um encontro marcado para o Dia da Independência, 7 de setembro. A lista de escritores brasileiros inclui nomes como Ferreira Gullar, Luís Fernando Veríssimo, Ruy Castro, Mary del Priore e Laurentino Gomes.

A mesa de abertura, com a presença de Dilma, faz parte da programação do espaço Mulher e Ponto, que tem a curadoria da jornalista Sonia Biondo. Também no dia 1º de setembro, o espaço debaterá a participação feminina na indústria editorial, traduzindo, editando e formatando livros. No dia 7, as acadêmicas Nélida Piñon e Ana Maria Machado falarão sobre sua experiência de imortais, na palestra As Mulheres da ABL.

Outras atrações serão os espaços Conexão Jovem, dedicado à literatura infanto-juvenil, e Livro em Cena, com atores famosos interpretando clássicos da literatura brasileira, sob a direção de Gabriel Vilella. No primeiro, estão confirmadas as presenças da brasileira Thalita Rebouças e das americanas Alysson Noël e Lauren Kate e, no segundo, os atores Tiago Lacerda, Cássia Kiss, Débora Bloch e Marcelo Antony.

A venda antecipada de ingressos para a 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro está aberta. O valor da entrada é R$ 12, mas estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada. Professores, profissionais do livro e bibliotecários têm acesso gratuito ao evento, bastando cadastrar-se no site www.bienaldolivro.com.br e levar para o Riocentro documento de identificação e comprovante da profissão. O site também fornece a relação dos pontos de venda de ingressos, que também podem ser adquiridos pela internet.

Edição: Lana Cristina