Estrelas da NBA participam de ação para jovens e atletas paraolímpicos no Rio

31/07/2011 - 14h39

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Aterro do Flamengo, zona sul do Rio, atraiu dezenas de fãs do basquete norte-americano neste domingo (31). Atletas consagrados da liga NBA estão no Rio desde sexta-feira (29) ensinando técnicas para jovens e atletas paraolímpicos.

O projeto Basquete sem Fronteiras, que percorre todo o mundo todo, veio ao Rio pela segunda vez, em uma parceria com a prefeitura do Rio, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Além dos treinos e jogos com os atletas, a iniciativa inclui doação de materiais escolares, brinquedos, roupas e materiais esportivos.

Pela primeira vez no Rio, o ex-jogador Dominique Wilkins se disse encantado pela cidade e que não imaginava ter tantos fãs. “Nosso objetivo aqui tem sido divulgar o basquete como forma de integração das comunidades. Essa tem sido uma experiência maravilhosa, as pessoas são muito calorosas”, explicou o atleta que entre um treino e outro dava autógrafos para os fãs aglomerados na área externa das duas quadras reformadas especialmente para o evento.

Outros atletas conhecidos pelos fãs de basquete como Adonal Foyle, Allan Houston, Sam Perkins também participaram da ação. O grafiteiro Tiago Santos foi um dos fãs que apareceram no Aterro em busca de autógrafos. Ele ficou sabendo do encontro por acaso. “Passei aqui ontem e vi a logo da NBA. Vim para prestigiar e pagar um autógrafo com o Dominique”, explicou o artista que além de praticar basquete tem o esporte como inspiração para suas criações.

O subsecretário de esporte da prefeitura, Pedro Guimarães, explicou que a ideia é que as ações cheguem a todas as comunidades pacificadas da cidade. “A ideia é atrair a população para a prática do basquete e estamos estudando organizar um grande evento no fim do ano com astros do basquete brasileiro e algumas estrelas atuais da NBA.”

Na sexta-feira, os atletas estiveram no Complexo do Alemão onde ensinaram as práticas do basquete para 75 crianças e adolescentes. Lá, eles inauguraram uma quadra de basquete construída por iniciativa do projeto. No sábado, os treinos ocorreram na Vila Olímpica Carlos Castilho, na Penha, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan). Amanhã, último dia do evento, as atividades voltam ao Cefan com treinos para atletas femininas, jogos entre os astros da NBA e palestras para discutir a importância do esporte para uma vida saudável e sem violência.

Edição: Talita Cavalcante