Aumento número de acidentes com motos no DF. No ano passado, eles causaram 158 mortes

27/07/2011 - 19h14

Da Agência Brasil

Brasília – Em 2010, 158 pessoas morreram vítimas de acidentes com motocicletas no Distrito Federal (DF), segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). No total, foram 151 acidentes envolvendo motos, com aumento de 18,9% em comparação a 2009.

Os números refletem o crescimento da frota de motos no DF. Ela aumentou cinco vezes mais do que a de automóveis. De acordo com o Detran, 12 motociclistas se ferem por dia, em média, em acidentes no Distrito Federal.

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, José Alvez Bezerra, as colisões são as principais causas de mortes envolvendo motos. Cerca de 57,6 % dos acidentes com mortes resultaram de colisão da motos com outro veículos. Os dados do órgão mostram ainda que 60% dos acidentes como mortes ocorrem durante a semana e o horário de incidência de desastres com motos é entre 18h e 00h.

Os motociclistas também se envolvem com frequência em atropelamentos no DF. "Só nos últimos dez anos, o percentual de atropelamentos corresponde a 17,9%. Isso significa que os motociclistas são responsáveis por um a cada dez atropelamentos, quase sempre provocados por falta de atenção e alta velocidade", disse o diretor do Detran.

Edição: João Carlos Rodrigues