Primeiro-ministro norueguês diz que país vai permanecer fiel aos valores da democracia

25/07/2011 - 17h39

Da Agência Lusa

Brasília – O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, reconheceu hoje (25) que a Noruega não voltará a ser a mesma depois dos atentados de sexta-feira passada (22), mas assegurou que o país vai permanecer fiel aos valores da abertura e da democracia.

No dia em que 150 mil pessoas prestaram homenagem no centro de Oslo às vítimas da explosão de uma bomba e do ataque armado que matou pelo menos 76 pessoas, Stoltenberg admitiu, em entrevista à BBC, que as consequências do atentado serão duradouras.

“Penso que a Europa vai mudar. Vai haver um antes e um depois”, declarou Stoltenberg à BBC. “Mas penso igualmente que a Noruega será fácil de reconhecer. Seremos sempre uma sociedade comprometida com os valores da democracia e da abertura, e uma sociedade que encoraja as pessoas a serem ativas, participarem na vida política de tal forma que se sintam em segurança”, acrescentou.

Stoltenberg disse que a Noruega estava preparada para ser alvo de ataques terroristas, mas nunca imaginou que pudesse ocorrer tal violência.

“A Noruega é um país onde toda a gente se sente próxima e nunca tínhamos vivido um acontecimento semelhante. É preciso recuar à 2ª Guerra Mundial para encontrar um ato de violência semelhante ao ocorrido na sexta-feira”.

Perguntado sobre as possíveis ligações de Anders Behring Breivik, o autor confesso dos atentados, com movimentos europeus de extrema direita, o primeiro-ministro disse que prefere aguardar as conclusões do inquérito policial.

“Quando terminarem o seu trabalho, saberemos mais sobre as possíveis ligações internacionais e todos os outros aspetos deste crime horrível”.

No entanto, reconheceu que “nenhuma sociedade (…) pode proteger-se 100% contra atos de terrorismo, de violência”.