No Dia do Motorista, Detran-DF elogia comportamento do brasiliense, que respeita faixa de pedestres

25/07/2011 - 20h26

Da Agência Brasil

Brasília - A imprudência e o mau treinamento dos novos condutores são, para o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), José Alves Bezerra, os principais responsáveis pelo grande número de acidentes de trânsito no país. Para ele, Brasília deveria ser tomada como um exemplo do que é possível fazer para tornar o trânsito mais seguro. "A intensa fiscalização do Estado e a educação do motorista brasiliense, que é um dos poucos no país que respeitam a faixa de segurança [faixa de pedestre], merecem ser celebrados", disse o diretor, em referência ao Dia do Motorista, comemorado hoje (25).

Ele explicou que, em Brasília, a fiscalização atua antes mesmo da emissão da primeira carteira de habilitação. "Aqui exigimos que todas as autoescolas tenham, no minímo 70% de aprovação de novos motoristas. Caso contrário, a autoescola é fechada".

Para marcar a data dedicada aos motoristas, o Detran-DF montou hoje uma blitz educativa para ressaltar a importância de se adotar uma postura mais gentil, educada e responsável no trânsito. A barreira durou cerca de três horas e cerca de 600 motoristas foram abordados pelos agentes. "Motorista ou pedestre, a ação busca alertar para a importância de pararmos, pensarmos e mudarmos nossas ações no trânsito", disse o diretor de Educação do Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja.

Edição: Vinicius Doria