Chuva afeta mais de 100 mil pessoas no Rio Grande do Sul

22/07/2011 - 19h25

Da Agência Brasil

Brasília - A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada de quinta-feira (21) deixou 10.330 desalojados e 5.180 desabrigados. No total, foram 100.149 pessoas afetadas pelo estrago da chuva no estado, segundo a Defesa Civil.

Alguns municípios tiveram suas estradas e áreas rurais destruídas, prejudicando plantações e pastagens. Treze cidades já decretaram estado de emergência: Novo Tiradentes, Lajeado, Encantado, Arvorezinha, Bom Princípio, Santa Tereza, Sarandi, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Monte Negro, Arroio do Meio, São Sebastião do Caí e Carrua.

As cidades mais atingidas foram Monte Negro, com 2.200 desalojados, e Arroio do Meio, com 1.400 desabrigados. A Defesa Civil está monitorando e apoiando com suas equipes as regiões onde a situação é mais grave.

Canoas está em estado de alerta. O município da região metropolitana de Porto Alegre fica em uma planície e, em função disso, está sendo monitorado. “Como o nosso município está em uma área mais plana, ainda não tivemos problemas com alagamento. Mas estamos em alerta, já que até domingo a água do Rio Canoas pode chegar até aqui”, disse o coordenador da Defesa Civil de Canoas, Mauro Guedes.

 

Edição: Aécio Amado