Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O nadador brasileiro Gabriel Mangabeira conquistou ontem (19) sua quarta medalha de ouro na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares e passou a liderar o ranking dos maiores medalhistas da competição, junto com a nadadora chinesa Hongtao Zhang. O ouro de ontem veio na prova de 50 metros costas.
Mangabeira já havia conquistado ouros nas provas de 100 metros costas, 50 metros borboleta e revezamento 4x100 metros medley. Até ontem, ele estava na segunda posição do ranking de multimedalhistas dos Jogos, pois a chinesa Liuyang Jiao tinha uma medalha de prata a mais.
Mangabeira pode conquistar a quinta medalha de ouro hoje, na prova dos 100 metros borboleta, cuja eliminatória está marcada para as 9h45 no Parque Aquático Maria Lenk, em Jacarepaguá.
Em entrevista à Agência Brasil, Mangabeira disse que, depois dos Jogos Militares, já começa a se preparar para competições importantes. “Depois daqui, vamos ter o Troféu José Finkel e também a preparação para o pan-americano”, disse.
Mangabeira conquistou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. O próximo Pan, em Guadalajara, no México, será promovido entre os dias 14 e 30 de outubro deste ano.
Edição: Talita Cavalcante
Brasil disputa 29 medalhas de ouro hoje nos Jogos Mundiais Militares
Brasil conquista ouro e bronze na competição de tiro nos Jogos Militares
China mantém liderança nos Jogos Mundiais Militares, Brasil é segundo
Seleções brasileiras de basquete e vôlei jogam hoje à tarde pelos Jogos Militares