Ministro prevê aprovação rápida do Sistema de Informações de Segurança Pública

20/07/2011 - 14h38

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Já está em fase de formatação final, na Casa Civil da Presidência da República, o texto da proposta que será enviada ao Congresso Nacional criando o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prevê que a aprovação deverá acontecer "de forma rápida” e a implantação do sistema também. Tão logo conclua o trabalho, a Casa Civil deverá submeter o texto à presidenta Dilma Rousseff, segundo Cardozo.

De acordo com o ministro, o sistema vai permitir a "localização mais eficiente de situações de delito tanto nas regiões do país como nas áreas de fronteiras", onde, conforme disse, a taxa de homicídios está muito alta.

Ele comentou o assunto depois de receber em cerimônia na Base Aérea de Brasília a Medalha do Mérito Santos Dumont. A comenda foi concedida a dezenas de autoridades por ocasião da comemoração dos 138 anos de aniversário do marechal do ar Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, por sua vez, disse, depois da cerimônia, que o próximo passo de sua pasta em relação à proteção de fronteiras será o acordo que o Brasil vai assinar com a Colômbia, brevemente, para repressão ao narcotráfico. Informou que logo em seguida serão montados esquemas de proteção e operações em outras áreas de fronteiras com outros países vizinhos.

Edição: Fernando Fraga