Acordo que prevê multa de R$ 100 mil por explosão em bueiro começa a valer a partir de hoje

20/07/2011 - 17h08

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A partir de hoje (20), a Light - concessionária de energia elétrica do Rio de Janeiro - terá de pagar multa de R$ 100 mil cada vez que houver explosão em bueiro que provoque morte, ferimentos ou danos ao patrimônio público ou privado. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê a multa, foi publicado na edição de hoje (20) do Diário Oficial do Poder Judiciário do estado.

Por meio de nota, a Light reconheceu que suas instalações subterrâneas são “muito antigas”. A empresa informou também que está executando um programa emergencial para recuperar a rede. O trabalho começou em junho de 2010 e deve ser concluído em dezembro deste ano.

De acordo com a nota, o conselho de administração da Light determinou prioridade, nos próximos dois anos, aos investimentos de recuperação da rede subterrânea. Entretanto, segundo a empresa, as intervenções são incapazes de impedir que a formação “bolsões de gás” no subsolo do Rio de Janeiro.

A Light também esclareceu que os quatro explosões de bueiros foram provocadas por problemas na rede elétrica. As demais, de acordo com as inspeções dos técnicos, foram causadas por infiltrações de gás em instalações da própria Light ou de outras concessionárias.

Pelo menos 14 incidentes envolvendo bueiros foram registrados somente no mês de julho no Rio de Janeiro. Na madrugada de hoje (20), houve uma explosão em um bueiro da Rioluz, no centro da cidade.

A explosão causou um incêndio. Bombeiros controlaram as chamas e ninguém ficou ferido.

Edição: João Carlos Rodrigues