Primeiro avião aterriza em Bariloche desde a erupção do Vulcão Puyehue

18/07/2011 - 19h48

Da Agência Telam


Brasília – Procedente de São Paulo, aterrizou hoje, ao meio-dia, no Aeroporto Internacional de Bariloche, o primeiro voo desde a erupção do vulcão chileno Puyehue-Cordón Caulle, no início de junho. O avião estava lotado de turistas brasileiros.

O secretário de Turismo de Bariloche, Daniel González, informou que o avião é operado pela empresa brasileira de turismo CVC e tinha como destino original o aeroporto de Esquel, que estava com névoa e, por isso, aterrizou em Bariloche.

"É uma notícia muito boa e demonstra que o aeroporto está operando e com boas condições meteorológicas. Não há inconvenientes", disse González.

Ele acrescentou que é esperada, o mais breve possível, a chegada de um avião verificador da Força Aérea, para comprovar se há condições de aterrizar em Bariloche e pôr em funcionamento os instrumentos necessários.

"É um passo para a normalização do aeroporto. Neste caso [Bariloche] funcionou como alternativa de Esquel, porém, esperamos que as demais linhas aéreas analizem a situação e adotem a determinação de descer aqui. Será muito importante para a temporada", afirmou.

A CVC, maior operadora turística do Brasil, estimava, antes da erupção, trazer 14 mil brasileiros em voos diretos. Fontes da empresa disseram que tinham começado a levar passageiros via Esquel, com traslado posterior em coletivos e que, dessa maneira, chegaram a Bariloche no fim de semana cerca de mil brasileiros.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, dias atrás, a habilitação do aeroporto de Bariloche, embora a chegada dos voos dependa das condições meteorológicas, por causa da presença de cinzas vulcânicas na área da cidade, coluna que, desde ontem, se dirige ao Oeste.