Cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares começa às 16h no Rio de Janeiro

16/07/2011 - 15h17

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A cerimônia de abertura da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares começa às 16h, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte da cidade do Rio. Os Jogos reúnem 4 mil atletas das Forças Armadas de 112 países, que vão competir em 20 modalidades esportivas até o dia 24 de julho.

Um show de fantasias e alegorias no gramado do Engenhão, que vão representar as belezas naturais do Brasil, abre oficialmente a competição esportiva. Cerca de 2,3 mil pessoas participam do espetáculo, incluindo 1,2 mil crianças e adolescentes de escolas públicas. Aviões da Esquadrilha da Fumaça e caças da F5 da Força Aérea Brasileira (FAB) vão cortar os céus da cidade, durante a cerimônia.

Também estão previstas apresentações musicais de artistas como Toquinho, Zizi Possi, Jorge Aragão, Alcione e a banda Paralamas do Sucesso. A pira dos Jogos será acesa por Pelé, que defendeu a seleção militar brasileira no início de sua carreira. Está prevista também a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Apesar da abertura oficial dos Jogos ocorrer esta tarde, houve um jogo de futebol masculino ontem (15), e um de feminino hoje pela manhã. A seleção masculina venceu a Argélia por 1 a 0 e a feminina ganhou a França por 4 a 1. Amanhã (17), serão realizadas as primeiras finais. As primeiras medalhas de ouro serão entregues aos vencedores da maratona masculina e feminina previstas para a manhã deste domingo. À tarde, serão disputadas medalhas nas provas de natação.

A festa de abertura dos Jogos Mundiais Militares, no Engenhão, terá a cobertura ao vivo da TV Brasil.

 

Edição: Aécio Amado