Missão das Nações Unidas vai intensificar esquema de segurança na capital do Haiti

15/07/2011 - 9h20

Da Agência Lusa

Brasília – A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) vai intensificar o esquema de segurança na capital do país onde as chamadas gangues urbanas predominam em áreas consideradas estratégicas. Para isso, a Minustah lançou a Operação Phoenix. Comandados por autoridades internacionais e pela Polícia Nacional do Haiti, 1,2 mil militares estarão em alerta por tempo indeterminado.

“O objetivo da Operação Phoenix é ajudar as autoridades haitianas a garantir a segurança e a estabilidade dos residentes da capital”, disse o chefe do Estado-Maior da Minustah, coronel Steve Carpenter.

Desde 2004, a Minustah atua no Haiti com autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O trabalho da missão é colaborar para a reconstrução política, econômica e social do país, além da organização de infraestrutura.

Integram a missão militares de 21 países de todos os continentes, incluindo a Ásia e a África. A concentração da Minustah é na capital, Porto Príncipe, onde vive a maioria da população do Haiti. Há, ainda, integrantes civis e policiais de vários países.

Além das questões de segurança, o Haiti enfrenta o desafio de se reconstruir, pois o terremoto de 12 de janeiro de 2010 devastou o país, matando cerca de 200 mil pessoas e colocando abaixo prédios públicos e privados.