Nível de emprego na indústria paulista estanca em junho, depois de cinco meses de crescimento

14/07/2011 - 16h32

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Depois de cinco meses de crescimento, o nível de emprego na indústria paulista ficou praticamente estável em junho, de acordo com a Pesquisa de Nível de Emprego da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na comparação com maio, o número de postos de trabalho caiu 0,03%, que corresponde ao fechamento de 500 vagas na indústria paulista. Com ajuste sazonal, a queda foi 0,13%. O resultado da pesquisa de junho aponta para o desaquecimento da atividade industrial que, em maio, criou 14,5 mil empregos e, em abril, 46,5 mil.

“Nós assistimos a uma indústria de transformação que não está com essa 'bola toda'. E ainda surgiu a preocupação com a inflação. A valorização da moeda continua e isso ofende muito a competitividade da indústria”, analisou o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini.

No saldo de 2011, foram criadas 116,5 mil vagas, o que representa uma elevação de 4,5% em relação ao primeiro semestre de 2010. No período de 12 meses terminado em junho, a oferta de emprego acumula alta de apenas 2,6%, com a contratação de 70,5 mil funcionários.

Os setores que mais contrataram em junho foram os de equipamentos de informática; coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis; e produtos químicos.

Para os próximos meses, Francini não prevê mudanças no cenário econômico. “Não estamos enxergando possibilidades de grandes transformações, portanto, acreditamos que, para a indústria, este ano será pouco favorável”.

Edição: Vinicius Doria