Mirando Copa e Olimpíadas, Anatel vai licitar posições para quatro satélites de telecomunicações

14/07/2011 - 19h18

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai licitar, no final de agosto, quatro posições orbitais para satélites de telecomunicações. A entrega das propostas está marcada para o dia 23 de agosto e o preço mínimo de cada posição foi fixado em R$ 3,94 milhões. O edital, aprovado hoje (14) pelo Conselho Diretor da agência, vai estar disponível na próxima segunda-feira (18).

Durante 15 anos, as posições orbitais poderão ser ocupadas por satélites de transporte de múltiplos sinais, como telefonia, televisão, radiodifusão e dados, e que devem cobrir todo o território nacional. A agência reguladora definiu ainda que, pelo menos, 25% da capacidade do satélite devem atender ao mercado brasileiro.

O conselheiro Jarbas Valente explicou que, antes de aprovar a licitação, a Anatel fez um chamamento público e verificou que há mais de um interessado em explorar satélites nas posições que o Brasil tem direito de ocupar na órbita da Terra. “Achamos que haverá competição e que venderemos as quatro posições”.

O prazo para o lançamento dos satélites varia de quatro a cinco anos, mas, segundo Valente, os interessados já informaram que pretendem disponibilizar o serviço até a Copa do Mundo de 2014. Segundo a Anatel, o aumento da capacidade brasileira de transmissão de dados, imagens e voz atenderá não só às atuais necessidades do setor como, também, à demanda por serviços de telecomunicações que será criada com os grandes eventos esportivos que o país vai sediar: a Copa do Mundo de 2014 e e as Olimpíadas de 2016.

Edição: Vinicius Doria