Marco Maia diz que decide sobre relatoria de recurso de Jaqueline na CCJ em agosto

14/07/2011 - 14h59

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse hoje (14) que o deputado Vilson Covatti (PP-RS) deveria se declarar impedido de relatar o recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra decisão do Conselho de Ética que aprovou a cassação de mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Covatti foi um dos que votaram contra a cassação e foi escolhido para relatar o recurso na CCJ.

“Vilson não deveria ser o relator na CCJ porque já tinha uma opinião formada sobre o tema da Jaqueline. Ele deveria se colocar como impedido de produzir esse relatório”, disse.

Mesmo já tendo sido indicado o relator, o recurso da deputada só será julgado pelos integrantes da CCJ no segundo semestre. Isso porque o relator terá prazo de cinco sessões da Câmara para apresentar parecer. O deputado Chico Alencar (P-SOL-RJ) apresentou questão de ordem contra a escolha de Covatti para relatar o recurso. Caberá agora ao presidente Marco Maia decidir a questão.

“Eu diria que o processo está suspenso na CCJ até que eu tome essa decisão em relação à questão de ordem. Essa decisão deverá ser tomada no início de agosto”, disse.

Jaqueline Roriz foi filmada recebendo dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa, delator do esquema que ficou conhecido como Mensalão do DEM.

Edição: Talita Cavalcante