Chega ao Brasil avião da FAB com atletas africanos que disputarão Jogos Militares

13/07/2011 - 13h18

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cento e vinte e oito atletas de 13 países africanos chegaram hoje (13), ao Rio de Janeiro, para participar dos Jogos Mundiais Militares. Eles vieram no primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado à África para buscar as delegações. A aeronave, que integra a missão Transporte Solidário, aterrissou no início da manhã no Posto do Correio Aéreo Nacional, ao lado do aeroporto Internacional do Galeão, zona norte da capital fluminense. A competição começa no sábado (16) e termina no dia 24.

A aeronave partiu do Brasil na segunda-feira (11), parou em Recife para reabastecimento e depois cruzou o Atlântico, fazendo três paradas em diferentes pontos do Norte da África. Neste avião, a maior delegação embarcada foi a de Camarões, que enviou 20 atletas e 3 técnicos. Mas vieram também delegações de Chade, do Congo e Gabão, de Benin, Burkina Faso, da Gâmbia, da Guiné, Guiné Bissau, Costa do Marfim, de Mali, da Mauritânia e do Senegal. A viagem até o Rio de Janeiro durou 21 horas.

Essa é a primeira vez que o Brasil participa de um Plano de Transporte Solidário, que garante o traslado de atletas que não teriam condições financeiras de participar das competições em outros países. A Força Aérea Brasileira disponibilizou duas aeronaves. O segundo avião deve retornar ao Brasil ainda esta semana com atletas de outras 12 nações africanas. Cada avião da FAB tem 140 lugares destinados aos atletas de 24 países da África.

Além do Brasil, o Canadá disponibilizou passagens aéreas para outros atletas e os Estados Unidos fizeram o transporte de delegações de alguns países da América Central.

Edição: Talita Cavalcante