Atividade econômica cresceu em ritmo menor em maio, mostra indicador do BC

13/07/2011 - 13h50

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O crescimento da atividade econômica no país perdeu força, segundo dados divulgados hoje (13) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) ficou em 143,77 pontos, em maio, contra 143,52 pontos de abril, um crescimento de 0,17%. Em abril, em relação a março, o crescimento havia sido maior - de 0,44%, o que mostra um ritmo menor de crescimento ao longo dos meses.

Em relação a maio de 2010 (138,33 pontos), houve alta de 3,93%. Em 12 meses encerrados em maio, o crescimento foi de 5,34%. Até abril, esse crescimento havia sido de 5,76%.
A estimativa do BC para o crescimento da economia (PIB – Produto Interno Bruto) neste ano é de 4%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora e sintetiza informações sobre o nível da atividade dos setores da economia, como indústria, comércio, agropecuária e serviços.

O BC acompanha com atenção o desempenho da atividade econômica, um dos indicadores que servem de base para a tomada de decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, em relação à taxa básica de juros, a Selic. Neste ano, o BC já elevou a Selic em 0,50 ponto percentual em janeiro e em março e em 0,25 ponto percentual em abril e em junho. Ao elevar os juros básicos, o crédito no país fica mais caro, que pode provocar a queda no consumo, que por sua vez reduz a inflação.

Edição: Fernando Fraga