Bombeiros fazem manifestação para acelerar votação da proposta de piso salarial nacional

12/07/2011 - 19h45

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 460 bombeiros do Rio de Janeiro estão participando de uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Eles querem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que cria um piso salarial nacional para policiais e bombeiros militares, seja votada ainda hoje (12) na Câmara dos Deputados.

À tarde, os representantes do movimento foram recebidos pelo assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopes Feijó. De acordo com o líder dos bombeiros, cabo Beneveluto Daciolo, Feijó ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para tentar incluir a votação da PEC 300 na pauta do dia.

“Viemos até aqui para clamar que entre em pauta ainda hoje a votação da PEC 300. Acreditamos que o governo, de forma sensível e inteligente, vai colocar em pauta essa proposta”, disse o cabo.

Caso as reivindicações não sejam atendidas, os bombeiros continuarão a manifestação em frente ao Palácio do Planalto. “Só vamos sair no momento que entrar em pauta. Somos cerca de 460, mas temos entre 10 e 20 ônibus aguardando caso seja necessário permanecer aqui”, afirmou Daciolo.

Antes de procurar o governo federal, os bombeiros tentaram dialogar com o governo do estado do Rio de Janeiro. “Não fomos atendidos. Estamos clamando por socorro na esfera federal”.

De acordo com Daciolo, há um movimento de paralisação nacional dos profissionais de segurança pública previsto para o próximo dia 9 de agosto.
 

 

Edição: Rivadavia Severo