Governo do Rio promove feira de artesanato na região da serra

11/07/2011 - 17h37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em mais uma ação pela recuperação da região serrana fluminense, devastada por uma enxurrada que completa hoje (11) seis meses, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis) promove no período de 15 a 17 deste mês o evento Artesanato na Serra, no Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis.

A subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, disse hoje (11) à Agência Brasil que o foco é o artesanato dos municípios afetados pela tragédia, aproveitando o inverno, período em que há maior número de turistas nos municípios, para gerar renda para os moradores. “A ideia é incrementar o turismo da região mas sobretudo aumentar a venda dos artesãos locais.”

Estarão reunidos trabalhos de grupos que representam mais de 600 artesãos da serra do estado do Rio de Janeiro. “Vai ter um apanhado bem interessante, com produtos de trabalhos manuais que vão do bordado à palha. Tem muita criatividade”, disse Dulce.

A Sedeis pretende incorporar o evento Artesanato na Serra ao calendário de feiras promovidas pelo governo fluminense para comercialização no Rio de Janeiro e em outros estados das peças fabricadas por artesãos das diversas regiões fluminenses.

A mostra conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “O ministério disponibilizou o apoio à infraestrutura. Essa é a primeira ação com o ministério voltada para o artesanato do Rio de Janeiro”, disse a subsecretária.

Todos os produtos artesanais terão o selo “Feito na Serra Carioca”, que objetiva fomentar o comércio solidário na região e contribuir para reerguer a economia dos sete municípios afetados pela catástrofe de janeiro (Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Bom Jardim, Sumidouro). O selo tem por slogan Quem, compra, ajuda a reconstruir.

Edição: João Carlos Rodrigues