Detran usa repentistas para conscientizar motoristas em bares do DF

09/07/2011 - 13h09

Da Agência Brasil

Brasília - O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) decidiu comemorar de maneira inédita os três anos da Lei Seca no DF. Com trocadilhos típicos da cultura regional brasileira, um dupla de repentistas conscientiza os motoristas em bares da cidade. De um modo leve e descontraído, a dupla fala dos perigos de unir álcool e direção. A ação começou em junho.

Além dos repentistas, bonecos gigantes fantasiados de semáforo e do equipamento de bafômetro (etilômetro, usado para constatar se houve a ingestão de álcool) chamam a atenção das pessoas reunidas nos bares da cidade. Educadores do Detran distribuem panfletos e entregam um brinde para o chamado amigo da vez – pessoa que está no bar, mas não vai consumir bebida alcoólica, porque está responsável por dirigir e levar os demais para casa.

“Esse trabalho que eles estão fazendo é importante para a conscientização do público, para que não bebam e dirijam”, disse Nelson Cassemiro, morador do Sudoeste (cidade do DF) e que estava no bar quando a equipe do Detran chegou. Os frequentadores se animaram com a dupla, cantavam e bateram palmas.

De acordo com o Detran, na lista de infrações que ocasionam a suspensão do carteira nacional de habilitação (CNH), a ingestão de álcool é justamente o que lidera o ranking, com 2.534 registros. O que muitos condutores não sabem ou não dão importância é que além de terem o nome publicado no Diário Oficial, a punição pode ser mais severa caso haja reincidência. Além de multa no valor de R$ 957,70 o motorista pode ser até preso, sob a acusação de crime de trânsito previsto na lei, Artigo 309 do Código Trânsito Brasileiro (CTB).

Edição: Talita Cavalcante