Estudantes paulistas fazem menos exercícios físicos que o necessário

06/07/2011 - 19h52

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 60% dos estudantes do ensino fundamental e médio matriculados nas escolas estaduais paulistas fazem menos atividades físicas do que é considerado saudável. O levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo indicou que a falta de atividades físicas é 20% maior entre os estudantes do ensino fundamental em relação ao ensino médio.

O estudo se baseou no padrão internacional que recomenda para crianças e adolescentes 300 minutos de exercício distribuídos em pelo menos cinco dias da semana. Com base nisso, ouviu 2,5 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Segundo o assessor do Programa Agita São Paulo Luís Carlos de Oliveira as novidades tecnológicas são o maior fator de desinteresse das gerações mais jovens pelas atividades físicas. “A TV, o videogame e o computador têm feito com que essas crianças permaneçam muito tempo inativa”.

Além disso, Oliveira disse que o desconhecimento de brincadeiras tradicionais, praticadas geralmente ao ar livre, também colabora para que as crianças se movimentem menos. “A criança hoje não brinca de pega-pega, agacha-agacha e pula-sela, porque não aprendeu a brincar disso”.

Para contornar essa situação, o programa difunde nas escolas essas brincadeiras. “A criança precisa vivenciar as experiências motoras, ligadas aos jogos, as brincadeiras de forma muito prazerosa”.

Ele alertou que a falta de exercícios pode levar a obesidade. “Este comportamento sedentário associado a uma alimentação inadequada leva a obesidade”. Oliveira lembrou que excesso de peso está associado a diversas doenças, como diabetes e hipertensão.
 

 

Edição: Rivadavia Severo