Dilma escolhe Roberto Gurgel para continuar na chefia da Procuradoria-Geral da República

06/07/2011 - 22h45

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Foi confirmado oficialmente agora à noite o nome de Roberto Gurgel para continuar no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão da presidenta Dilma Rousseff foi divulgada no site da instituição e será publicada amanhã (7) no Diário Oficial da União. Gurgel está no cargo desde julho de 2009, por indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu mandato acabaria no próximo dia 22.

A recondução tem que passar ainda pela aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo plenário do Senado Federal. A nomeação é finalizada por meio de decreto presidencial.

Também concorriam ao cargo os subprocuradores Rodrigo Janot Monteiro de Barros e Ela Wiecko Volkmer. Os três faziam parte de uma lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, na qual Gurgel era o mais votado.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse, durante o lançamento do plano de gestão do Ministério Público Federal, que a prioridade do órgão no segundo semestre será a preparação para a etapa final do julgamento dos 38 réus do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Edição: Aécio Amado