Novos clientes passaram a ter acesso a crédito no país, destaca Tombini em audiência no Senado

05/07/2011 - 12h06

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O número de pessoas com acesso ao crédito tem aumentado no país, segundo o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, que participa hoje (5) de audiência pública no Senado.

De acordo com ele, diferentemente de países desenvolvidos em que as mesmas pessoas se endividam mais, no Brasil novos clientes têm acesso ao crédito. Em dezembro de 2004, o número de pessoas com operações de crédito acima de R$ 5 mil estava abaixo de 10 milhões. Já no final do ano passado, chegou a 27,9 milhões.

“Não é a mesma base se endividando. São novos tomadores, diferentemente das economias maduras”, ressaltou.

Segundo Tombini, a expectativa é que haja redução da inadimplência no Brasil, uma vez que os atrasos de 15 a 90 dias têm caído. “Isso significa que a inadimplência deve começar a cair.” O BC considera inadimplência os atrasos superiores a 90 dias.

O presidente do BC destacou também que o comprometimento da renda líquida das famílias com dívidas é 42%, diferentemente de países como o Reino Unido (171%), o Canadá (148%), o Japão (126%), a França (107%), os Estados Unidos (104%), a Alemanha (99%) e a Itália (88%).

De acordo com Tombini, o Banco Central está em processo contínuo de aperfeiçoamento do mercado de crédito e de monitoramento do comprometimento da renda das famílias brasileiras com dívidas.

Edição: Juliana Andrade // Matéria alterada às 14h02 para acréscimo de informação