Dilma participa de cerimônia que marca início do desvio do Rio Madeira

05/07/2011 - 12h06

Yara Aquino e Sabrina Craide
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff chega no final da manhã de hoje (5) a Porto Velho (RO) para participar da cerimônia, na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que marcará o início do desvio do Rio Madeira. Dilma já havia visitado o canteiro de obras da usina quando ainda era ministra-chefe da Casa Civil, no governo anterior.

A hidrelétrica integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a expectativa é que comece a gerar energia ainda este ano. No início do governo de Dilma a obra, que é feita por um consórcio de empresas privadas, gerou preocupação quando os trabalhadores paralisaram o trabalho por mais de dez dias, motivados por conflitos trabalhistas.

Segundo a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e pela futura operação da usina, o desvio vai fazer com que o Rio Madeira deixe o seu leito natural e passe pelo vertedouro, equipamento que regulará o nível do reservatório quando a hidrelétrica começar a operar. O desvio deve iniciar o processo de enchimento gradual do reservatório e o início da construção da quarta casa de força, que será instalada no leito natural do rio.

Com potência instalada de 3,1 mil megawatts, a Usina Santo Antônio começou a ser construída em setembro de 2008 e a meta de início de geração de energia é dezembro deste ano, com a entrada da primeira unidade geradora em operação.

A cerimônia na Usina Hidrelétrica Santo Antônio está marcada para as 12h15, horário de Brasília. Logo após, a presidenta participa de cerimônia de assinatura do decreto que regulamenta a transferência de servidores do estado de Rondônia para a União.

Edição: Talita Cavalcante