Deputado Vilson Covatti vai relatar recurso contra cassação de Jaqueline Roriz na CCJ

05/07/2011 - 21h17

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Vilson Covatti (PP-RS) foi indicado hoje (5) como relator do recurso contra a decisão do Conselho de Ética, que aprovou o pedido de cassação do mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O recurso contra a decisão do conselho foi apresentado à CCJ pelos advogados da deputada.

Mesmo já tendo sido indicado o relator, o recurso da deputada só será julgado pelos integrantes da CCJ no segundo semestre. Isso, porque o relator terá prazo de cinco sessões da Câmara para apresentar seu parecer. Vovatti disse que para elaborar seu relatório vai analisar o parecer aprovado no Conselho de Ética, o recurso dos advogados da deputada e também os posicionamentos jurídicos que tratam da questão do decoro parlamentar.

“Vou me orientar no saber jurídico, nos pareceres de juristas sobre o assunto. Vou analisar com calma os documentos. Vou fazer um voto muito bem alicerçado”, disse o relator. Vilson Covatti, que é do Conselho de Ética, foi um dos três deputados do conselho que votaram contra o parecer do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que propôs a cassação do mandato de Jaqueline Roriz.

O processo de cassação da deputada surgiu após a apresentação de gravações em vídeos nas quais ela aparece recebendo dinheiro do operador e delator de políticos e servidores envolvidos em um esquema de pagamento de propina no governo José Roberto Arruda, Durval Barbosa. O parecer apresentado pelo relator do processo, deputado Carlos Sampaio, foi aprovado no colegiado por 11 votos contra 3.

 

Edição: Aécio Amado