PR pede que Congresso investigue denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes

04/07/2011 - 21h54

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Depois de mais de três horas de reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para debater as denúncias de irregularidades na pasta, a bancada do PR pediu que seja feita uma investigação o mais rápido possível para apurar as denúncias contidas em reportagem publicada na edição desta semana da revista Veja. Segundo o senador Magno Malta (PR-ES), líder do PR no Senado, a sigla pedirá às comissões do Congresso para que Nascimento – filiado ao partido – vá explicar a situação para os parlamentares.

De acordo com Malta, o ministro se colocou à disposição da presidenta Dilma Rousseff, que resolveu prestigiá-lo. “Não dá para ficar derrubando ministro toda hora sem que se tenha provas”.O senador relatou que Nascimento disse não ter conhecimento das denúncias feitas pela revista e em nenhum momento cogitou deixar o ministério.

O ministro não está confortável com essa situação, assinalou Malta. “Ninguém fica confortável quando é atingido em seu nome. Ele está mantido no cargo e prestigiado, mas é um cidadão que está sendo exposto. Ninguém fica em paz com uma questão como esta.”

O Ministério dos Transportes decidiu, no último sábado (2), afastar temporariamente de seus cargos quatro servidores citados pela revista. Segundo a reportagem, há um esquema no ministério de pagamento de propina para integrantes do PR em troca de contratos de obras.

Foram desligados dos cargos o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luís Antônio Pagot, o chefe de gabinete do ministro, Mauro Barbosa da Silva, o assessor do gabinete, Luís Tito Bonvini, e o diretor-presidente da Valec, José Francisco das Neves.

Edição: João Carlos Rodrigues