Políticos brasileiros e estrangeiros lamentam morte de Itamar Franco

04/07/2011 - 8h52

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A morte do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) gerou comoção e reações entre políticos brasileiros e estrangeiros. As manifestações vão desde a mensagem enviada pelo presidente de Portugal, Cavaco Silva, que lembrou o incentivo de Itamar para incrementar as relações com os portugueses, às da presidenta Dilma Rousseff e dos ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

“O seu legado inclui uma inestimável contribuição para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil, permanecendo viva entre nós a memória de suas qualidades humanas e da sua sincera amizade pelo nosso país”, disse Cavaco Silva.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, enviou hoje (4) ao velório, em Belo Horizonte, uma coroa de flores.

Na mensagem que acompanha o arranjo de flores brancas, exposto no velório no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro, Evo Morales expressa "suas mais profundas condolências ao governo e ao povo do Brasil", assim como à família de Itamar, pela morte do senador e ex-presidente.

Em nota divulgada no sábado (2), a presidenta decretou luto oficial de sete dias – acaba na sexta-feira (8) – e lamentou a morte de Itamar. “O [ex-] presidente nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus familiares e amigos", disse ela.

Representando o comando do PMDB, legenda que Itamar integrou e ajudou a fundar, o vice-presidente da República, Michel Temer, destacou o respeito do ex-presidente aos princípios e convicções. "Foi um homem excepcional e singular naquilo que é tão precioso e tão raro na vida pública: a fidelidade aos seus princípios e convicções”, disse.

Segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comunicado no último dia 2, Itamar foi um dos principais colaboradores no combate à fome. “A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos”, acrescentou.

Explicando estar abalado, o  ex-presidente Fernando Henrique Cardoso concedeu entrevista coletiva logo após a confirmação da morte de Itamar. “Itamar era um homem  digno, que não se deixava levar pelo fascínio do poder e não aceitava a corrupção”.

Para o ex-presidente da República e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o Brasil perde um homem público insubstituível. “Itamar Franco é uma legenda do povo mineiro. Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidades de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. Foi durante seu governo que o país encontrou a estabilidade econômica com o Plano Real”, comentou Sarney, em comunicado no dia 2.

Segundo o também ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), em nota no último dia 2, Itamar deixará exemplos a serem seguidos. “[Itamar era] um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais”, disse Collor.

Edição: Graça Adjuto//Matéria ampliada às 15h47