Corpo de Itamar chega a Belo Horizonte para ser velado

04/07/2011 - 12h12

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Belo Horizonte - O corpo do ex-presidente Itamar Franco acaba de chegar à Base Aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, onde foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. O corpo segue agora para o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, onde será velado.

Além do governador, estavam na base o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cláudio Costa, ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Dinis Pinheiro, além do vice-governador, Alberto Pinto Coelho.

Desde cedo, centenas de pessoas aguardam na Praça da Liberdade a chegada do corpo, em frente ao palácio, um dos cartões postais da capital mineira.

As filhas de Itamar Franco, Fabiana e Georgiana, acompanharam o cortejo que segue pelas ruas de Belo Horizonte em um antigo carro aberto do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

O veículo é uma relíquia guardada pelo Corpo de Bombeiros: o American La France, fabricado em 1959 em Nova York. O caminhão é conhecido pelos mineiros por ter sido usado para transportar pelas ruas da capital o corpo de Tancredo Neves e, mais recentemente, do ex-vice-presidente José Alencar.

A presença de Dilma Rousseff está sendo aguardada no velório no início da tarde. A previsão é que Dilma deixe Brasília ao meio-dia. Ela participará do velório acompanhada do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, de Comunicação, Helena Chagas, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Em frente ao Palácio da Liberdade, centenas de coroas de flores foram depositadas. Os arranjos foram enviados por diversas pessoas, entidades comerciais, governadores e até presidentes de outros países.

O trânsito na Praça da Liberdade foi fechado e as pessoas formaram uma fila para passar em frente ao caixão, colocado no salão nobre do palácio, e prestar, por alguns segundo, homenagem ao ex-presidente, que morreu na manhã de sábado (2), aos 81 anos, em São Paulo, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia.

Itamar Franco, presidente da República de 1992 a 1994. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde se iniciou no movimento estudantil. Sua atuação política o levou a se tornar prefeito de Juiz de Fora, segunda maior cidade de mineira, por duas vezes.

Em 1974, elegeu-se senador pelo MDB, partido que fazia oposição ao regime militar. Em 1982, foi reeleito para o cargo.

Itamar chegou à Presidência da República com o impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992. Três anos antes Itamar se filiara ao PRN, partido de Collor pelo qual formou chapa com o ex-presidente alagoano. Na Presidência, Itamar Franco foi responsável por consolidar o recém lançado Plano Real. Seu governo foi marcado também pela inédita estabilização monetária e pela contenção da inflação. Itamar também relançou um clássico dos carros populares, o fusca.

A montadora Volkswagen voltou a fabricar o automóvel em seu governo e até hoje, os carros fabricados nessa época levam o apelido de "fusquinha do Itamar".

O Palácio da Liberdade foi o local de trabalho de Itamar em 1998, quando se elegeu governador de Minas Gerais. Sua gestão, logo no início, causou polêmica. Um dos primeiros atos do então governador foi decretar a moratória da dívida do Estado com a União, fato que gerou turbulências.

Nas última eleições, foi eleito senador pelo PPS. Além disso, Itamar foi embaixador do Brasil em Lisboa, Roma e na OEA (Organização dos Estados Americanos).

Edição: Talita Cavalcante