Site cubano divulga imagens de Chávez fazendo exercícios de reabilitação

03/07/2011 - 13h23

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em Havana para tratamento de câncer, foi fotografado fazendo exercícios de reabilitação na capital cubana. Nas quatro fotografias que foram divulgadas, ele aparece caminhando ao lado do ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e de um homem que foi identificado como seu médico, mas não teve o nome divulgado. Chávez aparece também com as filhas María Gabriela e Virginia.

As fotografias e uma pequena reportagem de quatro parágrafos foram divulgadas pelo site oficial cubano, Cubadebate. Segundo as informações do site, as fotos foram feitas sexta-feira (1º), primeiro dia dos exercícios de reabilitação de Chávez, que está em Cuba desde o dia 10 de junho.

Durante viagem oficial a Cuba, Chávez foi internado para uma cirurgia de urgência para retirada de um abscesso na pélvis. Em meio a especulações de que estava com câncer, o venezuelano acabou admitindo a doença há dois dias e reconhecendo que está em tratamento médico em Cuba.

Segundo o vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua, Chávez deve retornar à Venezuela em seis meses. O afastamento do presidente do país abriu um debate entre a oposição e a base aliada. Os oposicionistas afirmam que Chávez não pode governar o país à distância e insistem que Jaua assuma o poder. Porém, o vice-presidente da República resiste à ideia e Chávez se mantém no comando.

Na sexta-feira (1º) a presidenta Dilma Rousseff e vários chefes de Estado e de governo mundiais enviaram mensagens a Chávez desejando-lhe restabelecimento imediato e também prestando solidariedade. No começo do mês passado, o presidente venezuelano esteve em Brasília e usou muletas para se locomover. Na ocasião, alegou dores fortes no joelho esquerdo e brincou que estava ficando velho.

Edição: Nádia Franco