Presidente de Portugal lamenta morte de Itamar Franco

03/07/2011 - 12h58

Da Agência Lusa

Brasília - O presidente de Portugal, Cavaco Silva, enviou hoje (3) à presidenta Dilma Rousseff mensagem de condolências pela morte do ex-presidente e senador Itamar Franco. Na mensagem, ele lamenta a morte de Itamar, acrescentando que o ex-presidente será sempre lembrando como “uma das figuras mais marcantes da sua geração, um homem íntegro e de convicções, com uma vida pública dedicada à defesa dos valores da democracia, da justiça e do progresso econômico e social do povo brasileiro”.

“O seu legado inclui ainda uma inestimável contribuição para o aprofundamento das relações entre Portugal e o Brasil, permanecendo viva, entre nós, a memória das suas qualidades humanas e da sua sincera amizade pelo nosso país”, diz Cavaco Silva.

O ex-presidente Itamar morreu ontem (2), aos 81 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde fazia tratamento de leucemia. Ele governou o Brasil durante dois anos e três meses, entre 1992 e 1994, tendo chegado ao poder após a renúncia de Fernando Collor de Mello, que se afastou do cargo para não sofrer processo de impeachment.

Itamar entrou para a história do Brasil como o presidente do período em que foi lançado o Plano Real, programa que trouxe de volta a estabilidade econômica do país. A presidenta Dilma decretou sete dias de luto nacional pela morte de Itamar Franco.