Amigo de Itamar, Simon diz que o ex-presidente deixa um exemplo de dignidade e responsabilidade na política

02/07/2011 - 13h56

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Amigo do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) há mais de 40 anos, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse à Agência Brasil que a morte dele provoca uma reflexão sobre os princípios que devem reger a política nacional e internacional. Ex-líder do governo Itamar (1992-1994) no Senado, Simon acrescentou ainda que a ética estava na base da atuação do ex-presidente.

“O Itamar era uma pessoa excepcional, baseada em uma atuação que consistia na integridade, na responsabilidade, na austeridade e dignidade”, disse Simon, visivelmente abalado com a perda do amigo. “Desafio quem quer que seja a apontar uma vírgula sobre a atuação de Itamar que não tenha respeitado esses princípios.”

Segundo Simon, aqueles que dizem que Itamar era “polêmico” não observam a personalidade dele como um todo. “A questão da polêmica é menor em relação ao que Itamar era. Ele era um homem cuja principal característica era a austeridade até o exagero.”

Itamar morreu por volta das 11h, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O corpo dele será velado em Juiz de Fora e em Belo Horizonte, segundo os parentes. Em seguida, haverá uma cerimônia de cremação nas redondezas da capital de Minas Gerais. A previsão é que a cerimônia de cremação ocorra amanhã (3).

Desde o dia 21 de maio, o ex-presidente estava internado para o tratamento de leucemia. O estado de saúde de Itamar piorou ontem (1º), quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein.

Edição: João Carlos Rodrigues