Produção brasileira de petróleo subiu 1% em maio

01/07/2011 - 22h35

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A produção de petróleo no Brasil teve aumento de 1% em maio de 2011 na comparação com o mês anterior. Já a produção de gás natural subiu 6,6% em relação a abril deste ano. A informação é da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A produção de petróleo no Brasil, em maio último, chegou a cerca de 2,072 milhões de barris/dia e a de gás natural, de 66,7 milhões de metros cúbicos/dia, totalizando em torno de 2,491 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia), o que ultrapassa os 2,445 milhões de boe/dia registrados em abril.

Em maio deste ano, a Bacia de Santos ultrapassou em produção as bacias do Solimões e do Espírito Santo, tornando-se a maior produtora do país, atrás apenas da Bacia de Campos, no norte fluminense. O volume produzido na Bacia de Santos passou de 86 mil boe/dia em abril para 130 mil boe/dia em maio.

A produção do pré-sal subiu 38% em maio em comparação ao mês anterior. A produção foi de 128,1 barris por dia de petróleo e 3,8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, totalizando 152,2 mil barris de óleo equivalente/dia, extraídos de sete poços de exploração de petróleo e gás.

Edição: João Carlos Rodrigues