BID assina acordo para apoiar qualificação profissional em pequenas e médias indústrias

28/06/2011 - 19h07

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmaram hoje (28) acordo de apoio e melhoria da qualificação profissional, visando à ampliação do acesso ao crédito de pequenas e médias empresas. A parceria foi assinada pelo presidente do BID, Luiz Alberto Moreno, durante a reunião mensal que a diretoria da CNI promove com 50 dirigentes empresariais.

Inicialmente, serão capacitadas 120 empresas de pequeno e médio portes de Pernambuco, da Paraíba e do Ceará para que tenham condições de obter financiamentos por meio do programa internacional Finpyme, do BID.

O acordo também prevê investimentos de US$ 4 milhões em projetos de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores de micro e pequenas empresas por meio do Serviço Social da Indústria. (Sesi) e do Fundo Multilateral de Investimento, vinculado ao BID. Ao todo, serão beneficiadas 360 empresas do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, de Minas Gerais e Roraima.

A parceria também estabelece programas de transferência de tecnologia em qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para países da América Latina, modernização dos centros tecnológicos e compra de tecnologias avançadas em educação pelo Sesi.

“Esta é a década da América Latina e, por isso, é importante fazer investimentos em ciência, tecnologia e infraestrutura. Sem dúvida, neste cenário, o Brasil é o país que mais brilha. A América Latina vive um momento excepcional, que deve ser aproveitado para ampliar o desenvolvimento.”, afirmou Moreno.

Edição: Vinicius Doria