Autoridades do México localizam laboratório subterrâneo para fabricação de drogas

28/06/2011 - 8h36

Da Agência Lusa

Brasília – Militares do México descobriram hoje (28), nas imediações do povoado de San António, na região de Sinaloa, um laboratório clandestino e subterrâneo para a produção de droga sintética. A Secretaria da Defesa Nacional informou que o prédio do laboratório tem dois andares, elevador e sistema de ventilação – com 10 metros de largura por 12 de comprimento.

O laboratório foi construído a 10 metros de profundidade e havia ainda um quarto e uma cozinha, no primeiro andar, enquanto no segundo andar estavam a adega e o local para a produção da droga orgânica. Os militares encontraram 260 quilos de metanfetamina, 180 litros da mesma substância, só que líquida, 450 quilos de soda caustica e 20 quilos de cloreto de mercúrio.

Em outra região do México, os militares localizaram um grupo de 80 imigrantes ilegais, incluindo mulheres e crianças, que eles suspeitam tenham sido sequestrados, na semana passada, em Veracruz, no Sudeste do país.

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos informou, em comunicado, que investiga o desaparecimento de imigrantes em Medias Aguas e Veracruz. Não há informação sobre as nacionalidades. A fronteira do México com os Estados Unidos é considerada uma das áreas mais violentas do mundo em decorrência da ação dos cartéis de tráfico de pessoas e drogas.