Saúde publica princípios e objetivos do Programa Rede Cegonha

27/06/2011 - 12h54

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (27) portaria que regulamenta a Rede Cegonha. O programa lançado no final de março pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Belo Horizonte (MG), conta com quase R$ 9,4 bilhões para garantir assistência segura e humanizada à mãe e ao bebê.

Um dos objetivos é dar mais qualidade aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de atenção à saúde das mulheres e crianças – da confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Uma das características do programa é o parto humanizado – uma concepção de parto incentivada pelo governo federal, em que se busca dar o máximo de conforto à gestante, num ambiente mais acolhedor, em que a mulher pode escolher um acompanhante.

O Rede Cegonha contará com R$ 9.397 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde para investimentos até 2014. Os recursos serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança.

Edição: Talita Cavalcante