Missão da ONU vai ao Iêmen verificar denúncias de violações de direitos humanos

27/06/2011 - 8h28

Agência Lusa

Brasília - Uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) irá hoje (27) ao Iêmen para avaliar a situação dos direitos humanos no país. Há cinco meses várias cidades do Iêmen foram tomadas por manifestações contra o governo e as reações das forças de segurança são violentas. A comissão das Nações Unidas foi enviada pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.

A missão vai se reunir com representantes das autoridades, defensores dos direitos humanos, integrantes da oposição e vítimas de violências. A ideia é que os três integrantes das Nações Unidas façam também observações em centros de saúde e de detenção.

A violência no Iêmen, um dos países árabes mais pobres, provocou pelo menos 45 mil pessoas em deslocamento nas províncias do Sul de Aden, Abyane e Lahj. De acordo com o Exército, parte das manifestações é estimulada por integrantes da rede Al Qaeda.

Desde janeiro, o Iêmen enfrenta protestos que são duramente reprimidos. Os manifestantes reivindicam a renúncia do presidente do país, Ali Abdallah Saleh, no poder há 33 anos. No entanto, no começo deste mês, Saleh foi ferido durante os protestos e está internado em Riad, capital da Arábia Saudita.