Crea-RJ investiga condições de segurança do bondinho de Santa Teresa

27/06/2011 - 18h52

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ) começou a investigar, no início da tarde de hoje (27), as condições do trajeto do bondinho do bairro de Santa Teresa, meio de transporte muito usado pelos turistas que visitam a capital fluminense.

Segundo o presidente do conselho, Agostinho Guerreiro, os técnicos devem confirmar a falta de condições das redes de proteção e emitir, em alguns dias, um laudo detalhado sobre as falhas no sistema de segurança do bondinho.

“Vamos encaminhar isso para as pessoas e instituições que podem tomar alguma medida. Se houver algo de mais gravidade, temos a parceria com Ministério Público, e podemos chamar os técnicos responsáveis pela conservação [do bondinho] para que prestem uma explicação e, se for o caso, exigir algum tipo de sanção”, disse Guerreiro.

Na última sexta-feira (25), o turista francês Charles Damien Pierson, de 24 anos de idade, morreu após cair do bondinho, no centro do Rio de Janeiro. De acordo com os agentes, ele se desequilibrou quando tentava tirar uma fotografia, como muitos turistas fazem durante o passeio.

Esta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) começa a segunda etapa das obras de reforma dos Arcos da Lapa, que inclui a recuperação das telas usadas como proteção para as linhas do bondinho.

 

Edição: Aécio Amado