Atletas terão "transporte solidário" para chegar aos locais dos Jogos Militares

27/06/2011 - 14h30

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 300 atletas de 50 países poderão participar dos 5º Jogos Mundiais Militares, marcados para julho, no Rio de Janeiro, graças a um plano de transporte solidário organizado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar. A iniciativa reúne esforços do Brasil, do Canadá, dos Estados Unidos e da Itália, além do Comitê Olímpico Internacional, que disponibilizarão aeronaves ou ajuda em dinheiro para que os atletas possam chegar ao local das competições.

Entre os países beneficiados estão os africanos Camarões, o Congo, Gabão, a Nigéria e Cabo Verde; além de nações do Continente Americano, como a Jamaica e o Suriname.

De acordo com o presidente da Comissão de Solidariedade do conselho, vice-almirante Bernardo José Gamboa, a ação representa o “verdadeiro espírito esportivo”.

“O que a gente quer é que esses países mandem seus melhores atletas. Estamos dando oportunidade para que eles venham e mostrem suas qualidades e a bandeira do seu país. É uma forma de solidariedade e de respeito aos países menos favorecidos”, disse.

Segundo Gamboa, o Brasil cedeu duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), com 140 vagas cada, que pousarão em quatro cidades africanas – Bamako (Mali), Yaoundé (Camarões), Nairóbi (Quênia) e Johannesburgo (África do Sul) –, onde estarão concentrados passageiros de diversos países. A Itália e os Estados Unidos estão cooperando com assentos em suas aeronaves militares. Os italianos disponibilizarão 40 lugares para os países do Leste e Sudoeste europeus, enquanto os norte-americanos irão apoiar delegações da América do Norte e do Caribe. O Canadá disponibilizou 50 mil dólares canadenses para ajudar na compra de bilhetes aéreos. Já o Conselho Internacional do Esporte Militar está cooperando com 70 mil euros, e o Comitê Olímpico Internacional, com US$ 30 mil.

O presidente da Comissão de Solidariedade do conselho informou que até agora está confirmada a participação de 108 países nos Jogos, apenas dois a menos do que a meta do Conselho Internacional para o evento esportivo – 110 nações.

Entre as competições que integrarão o calendário do evento estão pentatlo, natação, atletismo, futebol e tiro.

Edição: Juliana Andrade