Chanceler pede que venezuelanos assumam batalha pela saúde de Chávez

25/06/2011 - 14h40

Da Agência Telam

Brasília – O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, disse hoje (25) que o  presidente Hugo Chavez trava uma batalha para vencer as dificuldades que passa por causa dos problemas de saúde. Desde o último dia 10, Chávez está em Cuba, onde se recupera de uma cirurgia para a retirada de um abcesso na pélvis.

Maduro disse que a batalha do presidente deve ser assumida por todos os venezuelanos. "A batalha que enfrenta o presidente Chávez sobre sua saúde deve ser a batalha de todos. É a batalha pela vida, para o futuro imediato do nosso país. Isso é o que quero transmitir aos nossos cidadãos".

A secretária-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Maria Emma Mejía, pediu aos venezuelanos que acompanham Chávez nessa “grande batalha” a torná-la uma “grande batalha final” e “grande vitória” para todos.

Ontem (24), o presidente enviou mensagens por meio do Twitter, informando sobre o tratamento e sua recuperação em Cuba. O afastamento de Chávez da Venezuela provocou reações da oposição, que pressionou para ele abrir mão temporariamente do poder. Mas o apelo não foi adiante. Adán Chávez, irmão do presidente, informou que em 12 dias ele estará de volta a Caracas.