Internado em Cuba há duas semanas, Chávez recebe visitas de Fidel e Raúl Castro

20/06/2011 - 8h27

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em tratamento médico em Havana (Cuba) há duas semanas, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu ontem (19) as visitas do presidente cubano, Raúl Castro, e do ex-presidente Fidel Castro. Imagens dos três, sorridentes, foram divulgadas pela imprensa oficial de Cuba, por meio do jornal Granma.

Nas quatro fotografias postadas no site do jornal, Chávez aparece sorrindo, vestindo um abrigo esportivo, entre Fidel – também vestido de forma esportiva – e Raúl, que usa um uniforme militar. Em uma das fotos, os três estão de pé. Nas demais, aparecem sentados conversando em um ambiente hospitalar.

De acordo com a reportagem do Granma, Chávez  revisou “os estreitos laços” que unem a Venezuela a Cuba, assim como discutiu temas internacionais com Fidel e Raúl. Segundo o jornal, o venezuelano se recupera e segue as recomendações médicas. Também informou que Chávez se mantém em “estreita coordenação” com o governo da Venezuela.

No último dia 6, durante visita a Havana, Chávez foi internado às pressas para uma cirurgia de urgência. De acordo com informações oficiais, o venezuelano foi operado para a retirada de um abcesso na região pélvica. Nos dias seguintes, ele afirmou, em entrevista de 30 minutos à estatal Telesur, que passava bem.

Porém, na Venezuela, a oposição a Chávez faz pressão para que ele se licencie. Os oposicionistas argumentam que o presidente não pode governar a distância. No entanto, a base aliada do governo tem conseguido impedir o movimento da oposição.

No começo deste mês, Chávez esteve em Brasília. Na ocasião, ele usou uma muleta para se apoiar. Com dores no joelho esquerdo, o presidente venezuelano evitou movimentos como subir a rampa do
Palácio do Planalto. Segundo ele, as dores no joelho foram causada por uma inflamação no local.

Edição: Graça Adjuto