Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Empresas constituídas no Brasil e com investimentos no país podem se inscrever na chamada pública aberta pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para seleção do gestor do primeiro fundo de investimentos em participações (Fipe) na área de inovação em meio ambiente. O foco são empresas inovadoras em estágio nascente ou inicial, voltadas ao desenvolvimento de tecnologias limpas.
A gerente do BNDES na área de Meio Ambiente, Claudia Nessi Zonenschain, disse hoje (20) que o objetivo da chamada pública é selecionar um gestor que terá como primeira missão captar novos recursos, além daqueles disponibilizados pelo banco. “Depois, ele vai identificar oportunidades de investimento, de acordo com o foco do fundo”.
O mais importante, segundo Claudia, “é que o agente abra uma oportunidade de investimento para empresas nascentes que, muitas vezes, são inovadoras e que não encontram muita disponibilidade de financiamento no sistema financeiro"
De acordo com ela, o BNDES entende que esse fundo vai contribuir para fechar uma lacuna de apoio financeiro para esse tipo de empresa. “A gente está querendo adicionar um novo instrumento de apoio financeiro para esse tipo de tecnologia aos que já existem no sistema brasileiro.”
A participação do BNDES no fundo está limitada a R$ 135 milhões. “A idéia é que o fundo entre em operação a partir do momento em que o gestor conseguir atingir um capital comprometido de R$ 150 milhões”.
A expectativa é que esse primeiro fundo, estruturado por meio do Programa BNDES Fundo de Inovação em Meio Ambiente, possa entrar em operação até o final deste ano, disse Claudia. A partir do momento em que ele entrar em funcionamento, o Fipe terá dez anos entre a realização dos investimentos e dos desinvestimentos. As inscrições serão encerradas no dia 18 de julho próximo.
Edição: João Carlos Rodrigues