Associação promove atividades no Parque Ibirapuera para disseminar informações sobre a asma

19/06/2011 - 16h04

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Associação Brasileira de Asmáticos de São Paulo (Abra-SP) promoveu hoje (19) uma série de atividades para disseminar informações sobre a doença entre os frequentadores do Parque Ibirapuera, na capital paulista. A 15ª Jornada contra a Asma começou com uma caminhada e terminou com uma palestra para esclarecer as dúvidas da população.

Segundo o pneumologista Rafael Stelmach, ainda existem muitos mitos e desinformação sobre o tema, por isso a importância de ações como esta. Ele destacou que a maior parte das dúvidas surge de profissionais que lidam com asmáticos, como professores e dos próprios portadores da doença. “A gente quer desmistificar o que é a asma. É uma doença inflamatória e que precisa de tratamento constante, é uma doença crônica”, ressaltou.

Além disso, Stelmach destacou que o contato direto com o público permite que os especialistas se preparem melhor para esclarecer os pontos nebulosos em relação ao problema. “O fato de a gente fazer essa interação, ouvir os asmáticos, faz com que a gente melhore a comunicação e, aí, possa dar informação para responder as perguntas de uma maneira científica e correta”.

De acordo com a Abra, a asma é uma doença que afeta 300 milhões de pessoas em todo o mundo, 60% delas são crianças.

Edição: Lana Cristina