Embaixada e consulados dos Estados Unidos promovem mutirão para concessão de vistos

17/06/2011 - 9h50

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os consulados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife abrirão amanhã (18)  para atender aos pedidos de concessão de vistos de turismo para cidades norte-americanas. No Rio de Janeiro e em São Paulo, os consulados abrirão também no próximo dia 23 – feriado de Corpus Christi.

Por determinação do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, diplomatas e funcionários das representações ficarão de plantão neste sábado. Segundo ele, o objetivo é atender à demanda de forma adequada. As filas em busca de concessão de vistos na embaixada e nos consulados constumam começar cedo e estender-se até o fim da tarde.    

“A missão dos Estados Unidos no Brasil está fazendo esse trabalho extra para ajudar os brasileiros a viajar [para os Estados Unidos],” afirmou Shannon.  “Os diplomatas e os funcionários de toda a missão estão empenhados nesse objetivo. Esperamos que esse esforço ajude os brasileiros com planos de viagens de turismo, negócios ou estudos.”  

Pelos dados do governo dos Estados Unidos, nos últimos cincos anos os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230%. Apenas em 2010, o Consulado-Geral de São Paulo emitiu mais de 319 mil vistos -  mais que qualquer outra seção consular dos Estados Unidos no mundo.

A previsão, de acordo com as autoridades norte-americanas, é que a tendência se mantenha, com aumento de até 30% no número de pedidos para a concessão de vistos, ao longo deste ano, em comparação a 2010. Segundo os funcionários das representações diplomáticas dos Estados Unidos,  95% dos brasileiros têm seus vistos aprovados. A maioria dos pedidos é para turismo e negócios, com validade de dez anos.

O mutirão que ocorrerá amanhã foi denominado pela embaixada como o Programa Super Sábado de Vistos. Os interessados em mais informações sobre como solicitar vistos e o programa devem acessar o endereço: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/

Edição: Graça Adjuto